Pesquisas concluídas
Conheça as pesquisas do HGEL que já foram finalizadas. Os resultados dessas pesquisas estão na aba “Publicações”.
A história da sintaxe tradicional de Nebrija ao século XIX
2019-2023
A história da sintaxe tradicional das línguas modernas tem sido dividida em três grandes momentos: o das gramáticas latinizadas, o das gramáticas filosóficas e o das gramáticas científicas. Não há maiores referências às gramáticas descritivas iniciadas na França no começo do século XVIII. E há poucos trabalhos de recuperação da história da sintaxe complexa. O objetivo do projeto é rever, portanto, essa história. Num primeiro momento, busca-se estabelecer as conexões entre Nebrija e Prisciano. Num segundo momento, busca-se acompanhar o desenvolvimento da sintaxe tradicional nos seus diversos modelos, incluindo as gramáticas assumidamente descritivas iniciadas no começo do século XVIII na França. Vão ser rastreados principalmente os passos em direção à sintaxe complexa. E, por fim, paralelamente ao desenvolvimento da sintaxe em suas principais fontes, vão ser observados seus reflexos na elaboração da sintaxe nas gramáticas do português do século XVI ao início do século XX.
Coordenador:
Carlos Alberto Faraco.
Colaborador:
Francisco Eduardo Vieira.
O conhecimento sociodiscursivo em livros didáticos de português (1970-2019)
2022-2023
Este projeto de pesquisa pretendeu analisar, a partir de uma abordagem historiográfica, como tem se configurado o conhecimento sociodiscursivo em livros didáticos de português publicados entre 1970 e 2019. Nesse intento, investigamos como, em que medida e em que condições a concepção de linguagem como fato sociodiscursivo tem, ao longo do tempo, orientado e direcionado reflexões e práticas pedagógicas em livros didáticos de português. Para tanto, selecionamos livros didáticos publicados pelo mercado editorial brasileiro entre 1970 e 2019 em que se reconheçam elementos do conhecimento sociodiscursivo. Esses livros, tomados como fontes, foram submetidos a análise historiográfica, de natureza descritivo-interpretativa, orientada pelos princípios da imanência, contextualização e adequação estabelecidos por Koerner (1996). Apoiamo-nos teórica e metodologicamente no campo da Historiografia da Linguística, disciplina que visa reconstruir as formas de conhecimento linguístico produzido em diferentes contextos e recortes temporais (cf. Altman, 2012; Swiggers, 2019).
Plano de trabalho:
O conhecimento pragmático e discursivo na coleção de livros didáticos de português “Caminhos da Linguagem” (1977). 2022. Iniciação Científica (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – UFPB/CNPq.
Coordenador:
Leonardo Gueiros.
Colaborador:
Anna Beatriz Oliveira Tavares.
Mapeamento da produção em educação linguística publicada em periódicos brasileiros (1960-1999): uma contribuição (epi)historiográfica
2021-2022
Este projeto de pesquisa pretendeu empreender a construção de um mapeamento epi-historiográfico da produção sobre ensino de língua portuguesa publicada em periódicos brasileiros entre 1960 e 1999. Nosso intuito foi, partindo da apresentação da diversidade da reflexão sobre ensino de português, observar quem foram os agentes e grupos atuantes nos debates sobre educação linguística, as teorias que sustentaram essas discussões, os eixos e níveis contemplados nos trabalhos publicados, entre outras questões que podem contribuir com o exaustivo mapeamento epi-historiográfico foco de nossa investigação. Para tanto, buscamos levantar periódicos nas áreas de Letras, Linguística e Educação publicados entre 1960 e 1999, dos quais coletamos fontes que foram submetidas a análise historiográfica norteada pelos princípios da imanência, contextualização e adequação propostos por Koerner (1996). Apoiamo-nos teoricamente e metodologicamente no campo da Historiografia da Linguística, disciplina que visa reconstruir as formas de conhecimento linguístico produzido em diferentes contextos e recortes temporais (cf. Altman, 2012; Swiggers, 2019).
Plano de trabalho:
Mapeamento do conhecimento sobre ensino de língua portuguesa publicado em periódicos brasileiros. 2021. Iniciação Científica (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – UFPB/CNPq.
Coordenador:
Leonardo Gueiros.
Colaborador:
Giselle Mayra Feitosa Aguiar de Souza.
Gramatização brasileira do português no século XXI: subsídios para o estabelecimento de uma norma linguística
2016-2020
Este projeto de pesquisa em Linguística Aplicada buscou investigar, compreender, discutir e propagar, sob um viés historiográfico, crítico-comparativo e didático-pedagógico, diferentes propostas de descrição linguística desenvolvidas nas gramáticas brasileiras contemporâneas do português, isto é, nos instrumentos linguísticos decorrentes do processo de gramatização protagonizado por linguistas brasileiros nas duas últimas décadas. Tais propostas favorecem a ampliação dos horizontes de entendimento de tópicos clássicos da morfossintaxe do português e a (re)construção de um padrão linguístico mais próximo dos efetivos usos falados e escritos dos brasileiros. Essas gramáticas partem de demandas sociais específicas, bases teórico-metodológicas particulares e arcabouços categorias/conceituais distintos, chegando, também por isso, a descrições/prescrições plurais e às vezes divergentes de vários fenômenos linguístico-gramaticais. Com o projeto, buscamos analisar e sistematizar tais descrições, mapeando seus acertos e fragilidades, e investigar em que medida e de que maneira esse conjunto de gramáticas efetivamente colabora ou poderia colaborar na construção de um padrão linguístico mais coerente para a modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo, dando subsídios a um ensino de gramática reflexivo e direcionado aos usos concretos da língua.
Planos de trabalho:
Sintaxe de regência em instrumentos linguísticos do século XXI: sistematização e implicações pedagógicas. 2020. Iniciação Científica (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – UFPB/CNPq.
Sintaxe de concordância em instrumentos linguísticos do século XXI: sistematização e implicações pedagógicas. 2019. Iniciação Científica (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – UFPB/CNPq.
Sintaxe de colocação dos críticos nas gramáticas brasileiras contemporâneas do português. 2018. Iniciação Científica. (Graduação em Letras – Língua Portuguesa) – UFPB/CNPq.
Coordenador:
Francisco Eduardo Vieira.
Colaboradores:
Emily Medeiros Ferreira; Thiago Nascimento Dantas; Ana Gabriela Barbosa Silva; Leonardo Gueiros; Carlos Alberto Faraco.