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Pesquisas em andamento

Conheça as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos membros do HGEL.

Historiografia da Sintaxe no Brasil (HSB): teoria, norma e ensino (Etapa II)

Francisco Eduardo Vieira

Situado na interface entre a Historiografia da Linguística e a Linguística Aplicada, este macroprojeto de pesquisa abriga projetos em execução na UFPB e na UFPR. As múltiplas frentes de investigação estão distribuídas em três eixos temáticos: 1. Eixo teórico; 2. Eixo descritivo-normativo; 3. Eixo didático-pedagógicos. Os estudos do Eixo 1 buscam analisar processos de surgimento, desenvolvimento, recepção, contraposição, apagamento e continuidade de teorias, saberes e ideias sobre sintaxe na história da gramática e da linguística no Brasil, do século 19 ao 21. As pesquisas do Eixo 2 intentam compreender a trajetória das ideias e das políticas sobre a questão da norma linguística brasileira, elaboradas por diferentes agentes, do século 19 aos dias de hoje. As propostas do Eixo 3 procuram examinar de que maneira gramáticas, livros didáticos, documentos governamentais, currículos, planos de curso, materiais didáticos de formação continuada, entre outros textos pretéritos e contemporâneos elaborados no Brasil a partir do século 19, impactaram e vêm impactando o desenvolvimento de nossas representações linguísticas e práticas pedagógicas envolvendo saberes sintáticos. 


Colaboradores: Carlos Alberto Faraco; Lucielma de Oliveira Batista; Anderson Rany; Mariana Maris; Emily Medeiros Ferreira; Fábio Albert Mesquita; Reginaldo Ponciano; José Rilton de Carvalho Viana; Letícia Vasconcelos da Rocha; Samanta Falcão de Menezes.

Ano de início:

2019

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Quadriênio de pesquisa

Historiografia da gramaticografia de língua portuguesa: modelos de descrição sintática

Francisco Eduardo Vieira

Este projeto de pesquisa pretende realizar uma análise historiográfica dos modelos de descrição sintática elaborados e difundidos nas primeiras gramáticas de língua portuguesa, publicadas nos séculos 16 a 18. A pesquisa está inserida no campo da Historiografia da Linguística (Swiggers 2013; Altman, 2012), buscando traçar uma narrativa descritiva, interpretativa e explicativa sobre como o conhecimento sintático, no contexto das primeiras propostas gramaticográficas para a língua portuguesa, foi adquirido, formulado, difundido, transformado, preservado, didatizado ou esquecido. Para alcançar o objetivo geral, o projeto estabelece metas específicas, entre as quais se destacam: i) identificar as concepções de sintaxe e os modelos de descrição sintática propostos nas gramáticas de língua portuguesa do século 16 a 18; ii) comparar as concepções e modelos de descrição sintática identificados, considerando relações de continuidade e ruptura, tanto entre eles quanto com a tradição gramaticográfica greco-latina; iii) elaborar “redes taxonômicas” e “glossários dos metatermos” constitutivos dessas redes, a fim de reconstruir, expor e comparar os modelos de descrição sintática propostos nas gramáticas analisadas; iv) estabelecer diálogos entre os modelos de descrição sintática mapeados e diferentes arcabouços categoriais e conceituais da linguística contemporânea. Entre os resultados esperados estão o estabelecimento de duas ferramentas historiográficas inéditas e promissoras para os estudos gramaticográficos (as redes taxonômicas e os glossários de metatermos) e a construção de uma narrativa historiográfica, ao mesmo tempo meticulosa e abrangente, sobre a história da sintaxe do português nos primeiros três séculos de gramatização da língua.


Colaboradores: Carlos Alberto Faraco; Mariana Maris; Emily Medeiros Ferreira; Fábio Albert Mesquita; Reginaldo Ponciano.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Quadriênio de pesquisa

A construção do discurso normativo relativo à língua portuguesa

Carlos Alberto Faraco

O projeto busca identificar as principais fontes do processo de construção do discurso normativo relativo à língua portuguesa. Serão revisadas as gramáticas desde o século 16 e outras obras voltadas a questões de língua. O objetivo principal é fazer uma genealogia das regras.


Colaborador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2023

Previsão de conclusão:

2027

Nível:

Quadriênio de pesquisa

“Profissionais da palavra”: consciência gramatical para leitura e produção de textos no ensino superior

Carlos Maroto Guerola

Este projeto de pesquisa busca enfrentar pedagogicamente a atividade metalinguística no âmbito da reconfiguração do ensino de natureza gramatical através da sistematização de uma proposta de pedagogia da consciência gramatical para o letramento acadêmico que favoreça uma maior profissionalização, enquanto leitoras/es, escritoras/es, revisoras/es e educadoras/es linguísticos, de estudantes de Licenciaturas em Letras – Língua Portuguesa. Para esse enfrentamento, o projeto propõe, em primeiro lugar, uma alegoria, em linguagem literária, que estrutura uma metalinguagem e um mito de origem para diversos conceitos e padrões gramaticais, assim como atividades de compreensão leitora, produção textual e reflexão linguística com base nela. Em segundo lugar, o projeto busca refletir teoricamente em torno dos conceitos centrais da proposta: consciência gramatical (sintática e textual-enunciativa) e seus impactos na compreensão leitora e na produção textual, alegoria e metalinguagem.


Supervisor: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Pós-doutorado

Uma historiografia das ideias sobre o português do Brasil nas gramáticas escolares brasileiras (1961-2000)

Anderson Rany

A pesquisa tem como tema a terminologia relacionada ao português do Brasil e como objeto a abordagem dessa língua em gramáticas escolares brasileiras publicadas entre 1961 e 2000. Apresenta-se como objetivo central analisar diferentes concepções referentes à língua brasileira presentes nessas fontes historiográficas.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2021

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Doutorado

Historiografia do processo de normatização da vírgula na gramaticografia luso-brasileira entre os séculos 16 e 19

Mariana Maris

A pesquisa investiga o processo de normatização da vírgula em gramáticas e tratados ortográficos publicados em Portugal e no Brasil entre os séculos 16 e 19. Tem como foco os conceitos e metatermos sintáticos e prosódicos que moldaram as definições, as regras e os exemplários que constituem a normatização desse sinal gráfico nas fontes historiográficas em análise.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2021

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Doutorado

O conhecimento sobre sintaxe na pesquisa linguística brasileira (1960-1989)

Emily Medeiros Ferreira

A pesquisa investiga a produção do conhecimento sobre sintaxe pela Linguística brasileira no período de 1960 a 1989. Analisam-se artigos e ensaios que tematizam a sintaxe (em interface ou não com outros níveis linguísticos) publicados em periódicos científicos brasileiros ao longo desses 30 anos.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2022

Previsão de conclusão:

2026

Nível:

Doutorado

Uma historiografia das ideias sobre a subordinação das orações na gramaticografia de língua portuguesa

Fábio Albert Mesquita

A pesquisa tem como objeto o curso histórico das ideias sobre a subordinação de orações na gramaticografia ocidental, com foco na gramaticografia de língua portuguesa. Como objetivo geral, busca-se elaborar uma narrativa historiográfica que reconstrua os processos de surgimento, desenvolvimento e sistematização dessas ideias ao longo do tempo.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2024

Previsão de conclusão:

2028

Nível:

Doutorado

Uma análise historiográfica das ideias sintáticas de Manoel Soares da Silva Bezerra (1810-1888)

Reginaldo Ponciano

A pesquisa, situada na historiografia da gramaticografia, tem como objetivo geral investigar as ideias sintáticas de Manoel Bezerra, gramático brasileiro do século XIX. Para tanto, serão utilizadas as ferramentas hermenêuticas e expositivas denominadas “rede taxonômica” e “glossário de metatermos”, de acordo com Vieira (2024).


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2023

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Mestrado

Pedagogia da Variação Linguística: subsídios para uma prática docente plural e inclusiva em uma escola cidadã integral do município de Aguiar-PB


José Rilton de Carvalho Viana

A pesquisa repousa no campo da Educação Linguística e toma como objeto de estudo a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa atuantes em uma escola localizada no município de Aguiar-PB, a qual está inserida no programa Escola Cidadã Integral. O objetivo geral desta pesquisa é averiguar se há familiaridade dos referidos professores com a Pedagogia da Variação Linguística.


Orientador: Francisco Eduardo Vieira.

Ano de início:

2023

Previsão de conclusão:

2025

Nível:

Mestrado

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