top of page

Pesquisadores do HGEL são finalistas do prêmio Jabuti Acadêmico de 2024

  • Foto do escritor: HGEL
    HGEL
  • 7 de ago. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 26 de set. de 2024


Nossa Gramática do Português Brasileiro Escrito ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico de 2024, na área Letras, Linguística e Estudos Literários.


A comissão julgadora da área foi composta pelos professores Fábio Durão (Unicamp), Solange Yokozawa (UFG) e Luiz Carlos Schwindt (UFRGS).


Nesta primeira edição do Prêmio, foram avaliadas 1.953 obras, distribuídas em 29 áreas.


Entre os finalistas da área Letras, Linguística e Estudos Literários, além da nossa Gramática, havia outro livro de linguística – Português brasileiro e português europeu: sintaxe comparada, de Mary Kato, Ana Maria Martins e Jairo Nunes – e três de estudos literários – Grafias de vida: a morte, de Silviano Santiago; João Cabral de Melo Neto em 20 quadros, de Éverton Barbosa Correia; e Pelo prisma rural: ensaios de literatura brasileira, de Fernando Cerisara Gil.


Os ganhadores de cada área foram anunciados no último dia 6, num evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) no Teatro Sérgio Cardoso (São Paulo), no qual estivemos presentes.


Na nossa área, foi premiado com o Jabuti Acadêmico 2024 o livro Pelo prisma rural: ensaios de literatura brasileira, do professor Fernando Cerisara Gil, da Universidade Federal do Paraná.


Ao mesmo tempo que celebramos a nossa presença entre os cinco finalistas e agradecemos as simpáticas manifestações dos amigos e leitores nas últimas semanas, cumprimentamos o professor Fernando Gil pela premiação.


Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco

bottom of page