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Artigos

Nesta seção, apresentamos artigos científicos produzidos por pesquisadores(as) do HGEL.

FARACO, C. A. Zellig Harris: 50 anos depois. Revista Letras, Curitiba, n. 61, especial, p. 247-252, 2003.

O texto faz uma leitura do artigo "Discourse Analysis", de Zellig Harris (1952), comemorando os 50 anos de sua publicação. Levanta, a partir dessa leitura, uma reflexão sobre problemas de ordem metodológica em Analise do/de Discurso.

VIEIRA, F. E. Estratégias de tradução alemão/português: a questão dos pronomes possessivos. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), Recife, v. 5, n. 1, p. 23-35, 2003.

Este trabalho investiga as estratégias linguístico-discursivas utilizadas por estudantes brasileiros de alemão como segunda língua para traduzirem textos alemães contendo pronomes possessivos. Na medida em que não há uma perfeita correlação entre os significados (gramaticais e sociais) expressos pelos pronomes possessivos dessas duas línguas, as análises indicam que os estudantes, na produção de seus textos, consideraram não só os elementos linguísticos do texto de partida, mas sobretudo seus aspectos textuais e discursivos.

FARACO, C. A. A questão da língua: revisitando Alencar, Machado de Assis e Cercanias. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, v. 4, n. 7, p. 33-51, 2001.

O artigo revista alguns textos brasileiros do século XIX sobre a questão da língua, coletados por Edith Pimentel Pinto (1978), com o objetivo de colher subsídios para uma compreensão criticas das origens do nosso modo de entender a língua, tradicionalmente enraizado na separação estrita entre norma padrão (falada) e norma cultuada (escrita): e na síndrome do erro.

VIEIRA, F. E. Os pronomes pessoais átonos e sua sintaxe de colocação nos livros didáticos. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), Recife, v. 2, n. 1, p. 72-79, 2000.

Neste artigo, é verificada a forma como os livros didáticos abordam os pronomes pessoais átonos e a sua sintaxe de colocação. Para isso, foram analisados Faraco & Moura (1997) e Carvalho & Ribeiro (1998), manuais de ensino de língua portuguesa a alunos de 5ª a 8ª séries. O escopo principal do estudo é a exposição dos fatos averiguados na pesquisa; contudo, quando oportunas, reflexões acerca dos conceitos e metodologias propostos pelos autores dos livros são realizadas.

OLIVEIRA, C. G.; VIEIRA, F. E. Processos de formação de palavras nos nomes de fantasia. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), Recife, v. 1, n. 1, p. 23-29, 1999.

Neste artigo, serão demonstrados alguns mecanismos empregados por publicitários, profissionais de marketing e lojistas em geral, ao criarem o nome de um estabelecimento comercial. O corpus é formado por 28 nomes de fantasia extraídos de shopping centers da Região Metropolitana do Recife. A análise é baseada em Alves (1994), Carvalho (1989), Kehdi (1999), Sandmann (1993) e Silva e Koch (1997). Analisamos o processo de formação de tais nomes com o intuito de mostrar um dos inúmeros usos da morfologia em nosso cotidiano.

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