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Dissertações

Nesta seção, apresentamos dissertações de mestrado produzidas e/ou orientadas por pesquisadores(as) do HGEL.

MESQUITA, F. A. Uma historiografia das ideias gramaticográficas em instrumentos de ensino de Julio Pires Ferreira (1868-1930). Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2023. 195 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023.

Esta dissertação investigou as ideias gramaticográficas de Julio Pires Ferreira (1868-1930), professor e gramático que produziu instrumentos de ensino adotados em escolas pernambucanas entre os anos finais do século 19 e as três primeiras décadas do século 20. Buscou-se caracterizar as ideias do autor no que diz respeito às propostas para o ensino de português e ao perfil epistemológico da descrição gramatical empreendida. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia da Linguística (cf. Koerner, 1996, 2014a, 2014b; Swiggers, 2009, 2010, 2013, 2019).

OLIVEIRA, E. R. de. O estudo léxico em gramáticas brasileiras do século XX: uma análise historiográfica. Orientador: José H. N. Florencio. Coorientador: Leonardo Gueiros. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2023.

Esta dissertação teve como objetivo geral investigar a proposta de estudo do léxico na gramaticografia brasileira do século XX, sob a luz da Historiografia da Linguística (Koerner, 1996; 2014; Swiggers, 2004; 2010; 2012; 2013; 2015; 2019; Altman, 2004; 2012). Para isso, tecemos comentários sobre a gramatização (Auroux, 2014) de língua portuguesa no Brasil, bem como sobre o estudo do léxico (Antunes, 2012; Villalva; Silvestre, 2014; Neves, 2020) em gramáticas. O corpus é formado pelas gramáticas de Pereira (1907), Said Ali (1924), Rocha Lima (1965), Chaves de Melo (1978) e Cunha e Cintra (1985), obras representativas da produção gramaticográfica do século XX.

LIMA, F. R. de S. Relações de concordância verbal envolvendo as variantes nós e a gente no português brasileiro: uma proposta didática. Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

Esta dissertação teve o objetivo de apresentar uma proposta didática a partir do comportamento variável das relações de concordância verbal envolvendo a primeira pessoa do plural, "nós" e "a gente", na produção de textos escritos de estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e do 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos reflexões teórico-metodológicas acerca da necessidade multiteórica requerida para o ensino de língua e de gramática. Como direcionamento, sustentamos a discussão com base na pedagogia da variação linguística (Bortoni-Ricardo, 2004, 2005, 2017; Faraco, 2015), e usufruímos da proposta de ensino de gramática em três eixos (Vieira, 2017a, 2017b, 2017c).

ALMEIDA, A. B. F. de. A sintaxe na Nova Grammatica Analytica da Lingua Portugueza (1881), de Charles Adrien Olivier Grivet (1816-1876): uma análise historiográfica. Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2022. 928 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

Esta dissertação analisou a abordagem sintática realizada na "Nova Grammatica Analytica da Lingua Portugueza" (1881), de Charles Adrien Olivier Grivet (1816-1876). Para isso, buscamos compreender o contexto político e sociocultural que englobou a produção dessa gramática. Além disso, descrevemos e interpretamos os conhecimentos sintáticos sistematizados na obra, identificamos movimentos de continuidade e de ruptura com a tradição gramatical estabelecidos pelo autor e contrastamos a metalinguagem e as definições presentes na gramática com outros modelos teóricos dos estudos da linguagem. Também realizamos um mapeamento de fontes que fornecem informações sobre Grivet e sua obra.

FERREIRA, E. G. de M. Uma historiografia do processo brasileiro de gramatização da colocação pronominal em gramáticas oitocentistas. Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2021. 232 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

Esta dissertação investigou a emergência e o desenvolvimento do processo de gramatização da colocação pronominal no português em gramáticas brasileiras publicadas no correr do século 19. A pesquisa se situa no domínio da Historiografia da Linguística, empreendimento metodológica e epistemologicamente consciente de se registrar a história dos estudos sobre a linguagem. Como fontes primárias, foram selecionadas as obras Moraes Silva (1806, 1824), Costa Duarte (1829, 1877), Beserra (1861), Villeroy (1870), Sotero dos Reis (1871), Rabello (1872), Fr. Caneca (1876), Ernesto Carneiro Ribeiro (1881), Julio Ribeiro (1881, 1885, 1899), Pacheco e Lameira (1887), João Ribeiro (1889) e Freire da Silva (1894).

SILVA, A. R. C. da. Variação, mudança linguística e português do Brasil na Grammatica Portugueza: Curso Superior (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934). Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

Esta dissertação investigou a abordagem da variação linguística, da mudança linguística e do português do Brasil na "Grammatica Portugueza: Curso Superior" (1920 [1887]), de João Ribeiro (1860-1934). A pesquisa buscou respaldo teórico-metodológico na Historiografia da Linguística (cf. Swiggers, 2004, 2013, 2014; Koerner, 2014; Altman, 2009, 2012), disciplina que descreve e explica o curso evolutivo do conhecimento linguístico. Foram analisados o contexto em que se insere a gramática, os conceitos gramaticais, a condução do trabalho gramaticográfico realizado pelo gramático e o exemplário utilizado nas fontes.

RIBEIRO, N. T. do N. Gramática tradicional e tradição sociodiscursiva em gramáticas escolares de língua portuguesa da década de 2000. Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

Esta dissertação teve como objetos de estudo gramáticas escolares brasileiras da década de 2000, obras produzidas em um contexto no qual já havia se instaurado uma mudança na reflexão sobre o ensino de língua materna, a partir da consolidação da tradição sociodiscursiva (TSD) no âmbito da pesquisa em Linguística (cf. Gueiros, 2019). A pesquisa teve como objetivo central investigar, a partir de uma perspectiva historiográfica, de que modo a consolidação da TSD no Brasil afetou a produção de gramáticas escolares da década de 2000, provocando, nestes instrumentos linguísticos, movimentos de ruptura com a epistemologia da gramática tradicional.

MARIS, M. Análise linguística na escola: possibilidades de interseção com o eixo da leitura na prática de professores do sétimo ano do ensino fundamental. Orientadora: Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo Barbosa. 2016. 378 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de análise linguística desenvolvidas pelo professor de português e as relações dessas práticas com o ensino da leitura. Para isso, traçamos objetivos específicos que visavam examinar, mais detidamente, quatro elementos das práticas investigadas: as concepções teóricas do professor; o planejamento quanto às ações constitutivas da prática de ensino e à seleção de conteúdos e textos a serem trabalhados em sala de aula; os procedimentos didáticos adotados na construção da prática docente; e a abordagem do papel dos elementos linguísticos na construção de sentidos dos textos.

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