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Livros

Nesta seção, apresentamos livros escritos ou organizados por pesquisadores(as) do HGEL.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Gramática do português brasileiro escrito. São Paulo: Parábola Editorial, 2023. 360 p.

O foco desta gramática, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, é a descrição sintática dos períodos da escrita formal do português brasileiro. Por isso, ela tem também caráter normativo: expõe os princípios norteadores da norma-padrão brasileira contemporânea. E faz isso sem falsos purismos, anacronismos e artificialismos. Assume que a norma-padrão é variável e, sempre que cabe, aponta possibilidades de escolha. A exposição gramatical se baseia no “modelo SVCA” e em “diagramas coloridos”, ferramentas que destrincham os constituintes de períodos simples e complexos. Sem dúvida, a obra conduz o leitor a resultados concretos em termos de amadurecimento e refinamento da consciência sintática necessária à adequada estruturação dos textos escritos formais.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: v. 5, Gramática da norma de referência. São Paulo: Parábola Editorial, 2022. 264 p.

O volume 5 da coleção "Escrever na universidade" sistematiza, de forma inédita e inovadora, os principais temas normativos (concordância, regência, colocação) que norteiam a escrita formal contemporânea. O foco também recai nas orações subordinadas relativas e no uso do acento grave. O livro inclui um panorama atualizado da norma brasileira de referência sem purismos improdutivos, sem picuinhas gramaticais e sem um apego a uma norma-padrão artificial e anacrônica. Os autores aproveitam criticamente o saber normativo registrado em boas gramáticas e bons dicionários, bem como os resultados das pesquisas linguísticas contemporâneas sobre o português brasileiro escrito e formal.

PEDROSA, J. L. R.; VIEIRA, F. E. (orgs.). Linguística e formação do professor de língua portuguesa: múltiplas orientações. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2022. 376 p.

A coletânea "Linguística e formação do professor de língua portuguesa: múltiplas orientações" é um livro bastante relevante a professores e professorandos de língua portuguesa, bem como a todos os profissionais que se interessam por pesquisa e educação linguística. A obra apresenta algumas discussões sobre os projetos de ensino, as pesquisas em Linguística e as atividades de extensão que são continuamente desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) da UFPB junto a estudantes de graduação e pós-graduação. No capítulo 9, escrito por Leornardo Gueiros e Francisco Eduardo Vieira, são apresentadas algumas diretrizes da Historiografia da Linguística, exemplificadas a partir de projetos desenvolvidos no HGEL.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: v. 4, Gramática da subordinação. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. 160 p.

No volume 4 da coleção "Escrever na universidade", direcionamos nossa atenção para o estudo da subordinação das orações. Usamos, para isso, diagramas coloridos que explicitam um modelo inédito e inovador de análise de orações subjetivas, completivas e adverbias. O trato das questões gramaticais está baseado num sólido arcabouço categorial e conceitual. Com ele, oferecemos a você inúmeras atividades de análise gramatical para o desenvolvimento e refinamento de sua consciência sintática, e, ao mesmo tempo, práticas tanto de leitura e compreensão quanto de produção de textos escritos.

VIEIRA, F. E.; BAGNO, M. (orgs.). História das línguas, histórias da Linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola Editorial. 384 p.

É excepcional a qualidade dos textos reunidos neste livro, um gesto coletivo de reconhecimento da enorme importância de Carlos Alberto Faraco para a Linguística brasileira. A obra se estabelece como um instrumento de divulgação de algumas pesquisas de pontas sobre Linguística Histórica, Historiografia da Linguística e suas possíveis interfaces. Além de capítulos dos organizadores Francisco Eduardo Vieira e Marcos Bagno, o livro também conta com textos dos seguintes linguistas: Ataliba T. de Castilho, Beth Brait, Bruna Polachini, Cristina Altman, Dante Lucchesi, Francisco del Olmo, Henrique Monteagudo, José Borges Neto, Karine Cunha, Marcelo dos Anjos, Olga Coelho, Robeto Mulinacci, Thomas Finbow e Xoán Lagares.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: v. 3, Gramática do período e da coordenação. São Paulo: Parábola Editorial, 2020. 240 p.

No volume 3 da coleção "Escrever na universidade", nossa atenção se volta para a gramática da modalidade escrita formal do português brasileiro contemporâneo. Nosso objetivo é fazer com que você desenvolva e refine sua consciência sintática e normativa, ou seja, seu domínio tanto da construção e organização dos períodos quanto da norma brasileira de referência. Por meio de diagramas coloridos que explicitam um modelo inédito e inovador de análise gramatical, vamos estudar a construção do período simples e complexo e examinar o processo de coordenação. Além disso, o livro traz várias práticas de leitura e produção de textos que contribuem para consolidar sua escrita na universidade.

FARACO, C. A. História do português. Linguística para o Ensino Superior, v. 3. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. 192 p.

Você já ouviu falar que a língua tem história. Ela não é uma realidade estática; está sempre em movimento no eixo do tempo, passando por sucessivas mudanças estruturais e lexicais. E certamente você também já ouviu falar que a língua é a expressão da cultura de seus falantes. Supõe-se um vínculo estreito entre língua e cultura, entre língua e as práticas culturais das sociedades que a falam. É sobre essas grandes questões que versa este livro. Apresenta-se aqui uma história sociopolítica e cultural da língua portuguesa de caráter inter e multidisciplinar, em que se combinam quadros conceituais oriundos da linguística, da sociolinguística, da antropologia, da sociologia e da história.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: v. 2, Texto e discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. 216 p.

No volume 2 da coleção "Escrever na universidade", o foco são as estratégias relacionadas à construção textual. Analisamos os elementos constitutivos da organização interna de um texto – sua unidade e progressão temática, sua coesão e sua paragrafação. Desenvolvemos também reflexões e atividades voltadas à articulação dos textos aos muitos discursos que circulam socialmente sobre os mais variados temas. E damos atenção às estratégias argumentativas, aspecto fundamental de qualquer texto acadêmico. No conjunto do volume, oferecemos a você, além de um sólido arcabouço conceitual, muitas oportunidades de analisar textos e praticar a escrita. Esperamos que essa experiência conceitual, analítica e prática contribua para o amadurecimento de seu domínio da escrita acadêmica.

VIEIRA, F. E.; FARACO, C. A. Escrever na universidade: v. 1, Fundamentos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. 128 p.

Quando temos como objetivo o aprimoramento do nosso domínio da escrita, é importante, antes de mais nada, consolidar um conjunto de balizas sobre o próprio ato de escrever. É disso que tratamos neste volume 1 da coleção "Escrever na universidade". As discussões agrupadas aqui delineiam grandes coordenadas que nos permitem entender as principais diferenças entre a fala e a escrita, bem como aspectos específicos do ato de ler e de escrever. Também oferecemos um amplo conjunto de atividades práticas de leitura e escrita. Queremos que você tanto encontre nelas um suporte pedagógico suficiente para alcançar o objetivo de escrever melhor quanto descubra quão prazeroso deve e pode ser o ato de escrever.

VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2018. 256 p.

A gramática tradicional é um saber, por várias razões, muito curioso. Ela está ainda de pé mais de dois milênios depois de seu surgimento, mesmo sendo reconhecida como um modelo muito limitado para analisar uma língua e cheio de problemas conceituais e empíricos. Compreender a origem, a difusão e a estabilidade desse saber milenar é o que a leitura deste livro possibilita. A história contada conduz os leitores a um maior entendimento do impacto da doutrina greco-latina nos estudos linguísticos e na forma de se entender as línguas e suas gramáticas no Ocidente, em particular no contexto brasileiro. O autor revisita diretamente os textos fundamentais dessa tradição analítica, contribuindo para a constituição de um amplo panorama crítico sobre o fazer gramatical no Ocidente.

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