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Teses

Nesta seção, apresentamos teses de doutorado produzidas e/ou orientadas por pesquisadores(as) do HGEL.​

BATISTA, L. de O. O tratamento dos conhecimentos linguístico-gramaticais em concursos públicos (2010-2019). Orientador: Francisco Eduardo Vieira. 2024. 409 f. Tese (Doutorado em Linguística) – PROLING, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.

Esta tese investigou os conhecimentos linguístico-gramaticais em provas de concursos públicos realizados em âmbito nacional, no interstício de 2010 a 2019. A pesquisa está situada na Linguística Aplicada, em diálogo com os campos da Política Linguística e da Historiografia da Linguística. Foram analisados 118 programas de estudos apresentados nos editais dos concursos selecionados e 1.962 questões objetivas constantes em provas escritas de língua portuguesa de certames de nível superior e médio. Os principais resultados mostram a preferência pela exploração do nível morfossintático da língua e pela abordagem tradicional/normativa nos programas e nas provas dos dois níveis de escolaridade.

GUEIROS, L. Da emergência à consolidação da tradição sociodiscursiva na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para a reflexão sobre ensino de língua portuguesa (1970-1999). Orientadora: Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. Coorientador: Francisco Eduardo Vieira. 2019. 250 f. Tese (Doutorado em Letras) – PPGL, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

Esta tese investigou a construção da tradição sociodiscursiva (TSD) na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para a reflexão sobre o ensino de língua portuguesa. Compreende-se a TSD como uma tradição, no sentido atribuído por Laudan (1978) e Hymes (1983), constituída por diferentes empreendimentos teórico-metodológicos que concebem a linguagem como um fenômeno social e discursivo. O objetivo geral da pesquisa consistiu em apresentar uma narrativa historiográfica sobre a emergência, o desenvolvimento e a consolidação da TSD na pesquisa linguística brasileira entre 1970 e 1999, observando-se, a partir de fontes historiográficas publicadas nesse período, a construção do conhecimento sobre língua enquanto objeto teórico e ensinável.

VIEIRA, F. E. Gramáticas brasileiras contemporâneas do português: linhas de continuidade e movimentos de ruptura com o paradigma tradicional de gramatização. Orientadora: Elizabeth Marcuschi. Coorientadora: Orlene Lucia de Saboia Carvalho. 2015. 476 f. Tese (Doutorado em Linguística) – PPGL, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

Esta tese analisou as gramáticas brasileiras contemporâneas do português (GBCP), em particular Azeredo (2008), Perini (2010) e Bagno (2012). A pesquisa se situa no campo da Linguística Aplicada, na interface com a Historiografia da Linguística. Seu objetivo foi caracterizar a transição de paradigmas fomentada por essas obras, em se tratando de linhas de continuidade e movimentos de ruptura com o que o autor denomina “paradigma tradicional de gramatização” (PTG). Quatro categorias nortearam a análise: demandas e propósitos sociais; concepções teóricas e configurações metodológicas; arcabouço descritivo, categorial e conceitual; e língua gramatizada. Os resultados indicam que o conjunto de GBCP esgarça o PTG e instaura novas frentes de gramatização, ainda embrionárias, no cenário gramaticográfico brasileiro.

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