Conferências, palestras e lançamentos
21 de ago. de 2024
Historiografia Linguística no Brasil: teorias e métodos
Esta mesa-redonda do projeto Abralin Ao Vivo conta com a participação da professora Cristina Altman (USP) e dos professores Ricardo Cavaliere (UFF/ABL), Gonçalo Fernandes (UTAD – Portugal) e Francisco Eduardo Vieira (UFPB/HGEL), mediados pelo professor Leonardo Kaltner (UFF). Em sua intervenção, Vieira apresenta a rede taxonômica e o glossário de metatermos, duas ferramentas analíticas que ele desenvolveu e vem aplicando na historiografia dos modelos sintáticos presentes nas gramáticas do português desde o século XVI.
27 de mar. de 2024
As gramáticas brasileiras e o ensino da língua
Nesta fala, o professor Carlos Alberto Faraco discute a importância do ensino de gramática na escola básica como atividade subsidiária (e não central) no ensino de português. Revisita as três tendências que se constituíram historicamente a propósito do tema, comenta as dificuldades de seu ensino e defende uma pedagogia da gramática que inclua várias metodologias integradas. Por fim, revê os diferentes conceitos de gramática e analisa três grupos de compêndios gramaticais existentes no mercado editorial brasileiro.
20 de mar. de 2024
Conferência de pós-doutorado do Prof. Dr. Francisco Eduardo Vieira (UFPB/UFPR)
Nesta conferência, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta seu relatório de pós-doutorado, intitulado “Ferramentas analíticas para uma historiografia dos modelos sintáticos: rede taxonômica e glossário de metatermos da Grammatica da lingua portuguesa (1540), de João de Barros”, sob supervisão do professor Carlos Alberto Faraco.
5 de ago. de 2022
Algumas diretrizes para a produção e o ensino de gramática(s)
Nesta aula magna de abertura do semestre 2022.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta algumas diretrizes epistemológicas que podem fundamentar tanto uma prática gramaticográfica lúcida e realista quanto projetos de ensino de gramática necessários à educação básica e ao ensino superior.
29 de jun. de 2022
O lugar do conhecimento historiográfico na formação do professor de português
Nesta palestra, o professor Leonardo Gueiros faz uma exposição introdutória da Historiografia da Linguística (HL), reflete sobre o conceito de conhecimento linguístico nesse campo disciplinar, apresenta algumas motivações para o estudo historiográfico e estabelece relações entre a HL e o ensino de língua.
25 de mai. de 2022
Prática docente: possibilidades para o ensino e o aprendizado de gramática na Educação Básica
No II Seminário de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino (II SELPLE) da Universidade de Pernambuco (UPE), o professor Francisco Eduardo Vieira discute algumas ideias sobre ensino de gramática na Educação Básica.
18 de fev. de 2022
Gramática da norma de referência
Lançamento do volume 5 da coleção Escrever na universidade – o livro Gramática da norma de referência, de Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco, publicado pela Parábola Editorial em 2022.
17 de nov. de 2021
Gramática da subordinação
Lançamento do volume 3 da coleção Escrever na universidade – o livro Gramática da subordinação, de Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco, publicado pela Parábola Editorial em 2021.
30 de ago. de 2021
Processos de gramatização no Brasil: ontem, hoje e amanhã
Nesta palestra, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta o conceito de “gramatização” em Historiografia da Linguística e algumas das propostas pedagógicas decorrentes das pesquisas do HGEL sobre o tema.
13 de nov. de 2020
História das línguas, histórias da Linguística
Lançamento do livro História das línguas, histórias da Linguística: uma homenagem a Calos Alberto Faraco, coorganizado pelos professores Francisco Eduardo Vieira (UFPB/HGEL) e Marcos Bagno (UnB). Homenagear Carlos Alberto Faraco é fazer justiça a um percurso intelectual e profissional que faz dele um dos linguistas brasileiros mais importantes da sua geração. Sabendo disso, autores de diferentes áreas da linguística se juntaram na elaboração deste livro-homenagem, ao mesmo tempo heterogêneo e convergente, tal qual Faraco.