Conferências, palestras e lançamentos
9 de out. de 2020
Gramática do período e da coordenação
Lançamento do volume 3 da coleção Escrever na universidade – o livro Gramática do período e da coordenação, de Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco, publicado pela Parábola Editorial em 2022.
19 de jun. de 2020
Gramática: história, epistemologia e ensino
Por que a gramática tradicional se mantém firme nos espaços pedagógicos atuais, a despeito das críticas, em geral razoadas e pertinentes, que atacam duramente suas diretrizes há pelo menos meio século? Nesta conferência proferida no projeto Abralin ao Vivo, o professor Francisco Eduardo Vieira sistematiza algumas questões sobre a história e a epistemologia da gramática tradicional, bem como sobre suas implicações no atual contexto pedagógico brasileiro. As reflexões estão ancoradas na Historiografia da Linguística, cenário programático que favorece a compreensão crítica dos processos históricos envolvendo a língua, a gramática dessa língua e seu ensino.
8 de mai. de 2020
Bases para uma pedagogia da variação linguística
Nesta conferência, o professor Carlos Alberto Faraco faz a defesa de uma pedagogia da língua portuguesa que seja sociolinguisticamente bem informada. Trata-se de uma pedagogia que incorpora, positivamente, os fenômenos da variação, situa adequadamente as funções de uma norma de referência e favorece, desse modo, seu domínio. São detalhados os objetivos dessa pedagogia e analisadas as dificuldades que afetam sua implantação.
25 de out. de 2019
Práticas de escrita acadêmica
As práticas de letramento dos estudantes universitários envolvem atividades de escuta, fala, leitura e escrita, todas fundamentais para o bom desempenho acadêmico. Entretanto, as atividades que costumam apresentar mais dificuldade são as de produção escrita. Nesta conversa, os professores Carlos Alberto Faraco e Francisco Eduardo Vieira falam sobre as dimensões indispensáveis para quem deseja amadurecer o domínio das práticas de escrita acadêmica.
22 de fev. de 2019
Escrever na universidade: fundamentos
Lançamento do volume 1 da coleção Escrever na universidade – o livro Fundamentos, de Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco, publicado pela Parábola Editorial em 2019. Os autores conversam com o editor Marcos Marcionilo sobre as grandes coordenadas que nos permitem entender aspectos específicos das práticas de escrita.
24 de abr. de 2018
A gramática tradicional na cultura linguística
Lançamento do livro A gramática tradicional: história crítica, de Francisco Eduardo Vieira, publicado pela Parábola Editorial em 2018.
26 de out. de 2016
Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores
Lançamento do livro Gramáticas brasileiras: com a palavra, os leitores, coorganizado por Carlos Alberto Faraco e Francisco Eduardo Vieira e publicado pela Parábola Editorial em 2016. A obra tanto analisa um momento de virada da gramaticografia de língua portuguesa no Brasil quanto marca a primeira parceria acadêmica desses dois pesquisadores do HGEL.
17 de nov. de 2021
Gramática da subordinação
Lançamento do volume 3 da coleção Escrever na universidade – o livro Gramática da subordinação, de Francisco Eduardo Vieira e Carlos Alberto Faraco, publicado pela Parábola Editorial em 2021.
30 de ago. de 2021
Processos de gramatização no Brasil: ontem, hoje e amanhã
Nesta palestra, o professor Francisco Eduardo Vieira apresenta o conceito de “gramatização” em Historiografia da Linguística e algumas das propostas pedagógicas decorrentes das pesquisas do HGEL sobre o tema.
13 de nov. de 2020
História das línguas, histórias da Linguística
Lançamento do livro História das línguas, histórias da Linguística: uma homenagem a Calos Alberto Faraco, coorganizado pelos professores Francisco Eduardo Vieira (UFPB/HGEL) e Marcos Bagno (UnB). Homenagear Carlos Alberto Faraco é fazer justiça a um percurso intelectual e profissional que faz dele um dos linguistas brasileiros mais importantes da sua geração. Sabendo disso, autores de diferentes áreas da linguística se juntaram na elaboração deste livro-homenagem, ao mesmo tempo heterogêneo e convergente, tal qual Faraco.